domingo, 22 de fevereiro de 2015

"A maior dinastia da história da NFL": SAN FRANCISCO 49ERS (1981-98)


  A pergunta mais tradicional feita fora de um campo de futebol americano é: quem é o melhor quarterback de todos os tempos? Rapidamente, o primeiro nome falado é Joe Montana. Se analisarmos melhor, outros nomes podem ser afirmados também; mas isto não vem ao caso... O que importa é que os 49ers, auxilidado por Montana, Walsh e Cia., criaram estratégias, conquistaram títulos e estabeleceram um legado. 


Para ler a matéria completa, clique em MAIS INFORMAÇÕES - abaixo


   Poucas vezes na história dos esportes americanos, o mundo viu um time tão bom quanto o do San Francisco 49ers de 1981 até 1998. Foram 17 anos de muito sucesso, vencendo jogos, criando formações e, acima de tudo, ganhando campeonatos. O San Francisco daquela época não só "fazia bonito" dentro de campo, mas também fora dele. 


   Além dos gramados, os Niners, comandados por Bill Walsh, criaram e inventaram inúmeras estratégias ofensivas, incluindo o "West Coast Offense", formação utilizada até hoje pelos times da National Football League. Walsh foi head coach dos 49ers por 10 temporadas, onde teve campanha 102-63-1 (10-14 em playoffs) e foi o técnico do ano em 1981 e 84. Em 1993, foi eleito para o Hall da Fama. Bill não ficou marcado apenas pelos excelentes resultados obtidos; ele trouxe uma "nova cara" para Liga, especialmente para os ataques. 

   Após várias temporadas treinando SF, o legado de Walsh terminou por lá e quem o substituiu foi George Seifert. Mesmo com o novo comandante, as temporadas de prosperidade dos 49ers continuaram. Ao longo das dezoito temporadas com Walsh e Seifert, a equipe disputou 277 partidas e totalizou 207 vitórias - um dos melhores aproveitamentos da história. Olhando as temporadas mais detalhadamente, fica ainda mais impressionante: entre 1981 e 1998, em apenas duas temporadas a franquia não foi para os playoffs e só em 1982 o time não venceu mais de 10 jogos durante a temporada regular. 
   
   É quase inacreditável que, em quase 20 anos, este time perdeu menos de 70 jogos (houve um empate). É mais inacreditável ainda quando olhamos para os cinco Super Bowls que este SF disputou. Neste cinco Grande Jogos, o 49ers venceu todos. Nessas 5 partidas disputadas, os quarterbacks dos Niners (Joe Montana [foto] em 4 e Steve Young em 1 SB) totalizam 17 touchdowns lançados, nenhuma interceptação sofrida e um rating próximo a 130.0. Absurdo!

   Ao falar dos maiores QBs de todos os tempos, muitas pessoas colocam os nomes de Joe Montana - obviamente - e Steve Young. O primeiro tem quatro anéis de Super Bowl, três MVPs do Jogo... Young, por sua vez, é dono da maior atuação de um lançador na história da final da NFL - 24/36; 352 yds e 6 TDs. Agora pare e pense. Quem recebia os passes desses dois quarterbacks lendários que jogaram em legados consecutivos? Sim, este receiver é, para muitos, o maior jogador de futebol americano que a humanidade já viu; Jerry Rice [foto]. Rice é o wide receiver que mais tem recepções, jardas recebidas, touchdowns marcados na história do jogo...

  O San Francisco 49ers dominou os anos 80 e 90 e mudou a história do futebol americano. Como já dito, não só pelos anos vitoriosos ou pelo pentacampeonato. Este time dos Niners também foi campeão fora de campo, vencendo na organização, treinamento, consistência e caráter. Quem gosta de futebol americano é grato a este SF 49ers, por "trazer" ao mundo vários dos melhores jogadores da história da NFL!


Nenhum comentário:

Postar um comentário