sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"A maior dinastia da história da NFL": DALLAS COWBOYS (1991-96)


   Olhando pelas estatísticas, não é fácil encontrar uma equipe, em qualquer ano da NFL, um retrospectivo de vitórias e títulos tão positivo quando este Dallas Cowboys. O que vai contra o destaque ainda maior desta franquia é o fato desta boa fase não ter durado tanto tempo. Mesmo assim,  Dallas foi um dos times que dominaram o futebol americano nos anos 90 e, por mais de cinco anos, o mundo viu o melhor trio ofensivo que a Liga já teve.


Para ler a matéria completa, clique em MAIS INFORMAÇÕES - abaixo


   Os anos 90 da NFL não foi marcado por inúmeras dinastias incríveis, mas sim por um equilíbrio de grandes times. Além do espetacular San Francisco 49ers de Joe Montana, Steve Young e Jerry Rice,  o Buffalo Bills tinha Jim Kelly; os Dolphins, Dan Marino. Além disso a National Football League contava com o Patriots de Drew Bledsoe; o Broncos de John Elway; Packers de Brett Favre. Mesmo assim, em ternos históricos, nenhuma destas franquias se comparava ao Cowboys de...Troy Aikman, Emmith Smith ou Michael Irvin [foto]? Talvez seja melhor - e mais justo - deixar os três nomes. 


   Não é incrível que, ao final da semana 9 da temporada de 1995, Troy Aikman, Emmith Smith e Michael Irvin, todos dos "vaqueiros", lideravam as estatísticas da NFL em passe, corrida e recepções, respectivamente? Para se ter uma ideia da dimensão deste fato, nunca (!!!) na história do futebol americano profissional havia acontecido isso.

   O Dallas Cowboys de 1991 até 1996 possui uma diferença em relação às outras grandes dinastias de todos os tempos: o legado de um head coach. Repare bem nos posts anteriores desta "série" (clique aqui ), todas as outras franquias citadas possuem um técnico lendário, que fica no comando do time por longos e longos anos. É certo que este Dallas Cowboys teve Jimmy Johnson em seu comando por mais de 150 jogos e que ele só deixou o cargo por "brigas" com Jerry Jones (proprietário do time); mas o que importe é que, durante as seis temporadas de verdadeiro sucesso desta dinastia, foram dois técnicos diferentes: Jimmy Johnson (1991-93) e Barry Switzer (1993-96).

   Apesar dos temperamentos difíceis dos treinadores, em termos de vitórias, ninguém tem muito o que contestá-los. Entre 91 e 96, o Cowboys venceu 70 partidas e perdeu apenas 26 em temporada regular. Além disso, em todos estes anos a equipe venceu no mínimo 10 jogos e ainda se classificou para os playoffs. Fantástico! Para coroar de vez este legado espetacular,  nas seis temporadas, foram disputados 3 Super Bowls, todos com vitórias de DAL!

   Não só da força ofensiva vivia este time do Dallas; bata dizer que o MVP do SB XXX  foi o cornerback Larry Brown. É difícil analisar esta fase do Cowboys... Uma coisa eu tenho certeza: temos que colocar Aikman, Smith e Irvin na argumentação, sempre. É animador e ao mesmo tempo incrível termos estes três mitos jogando juntos. Animador porque podemos enxergar a NFL em sua essência através deles e incrível pois nunca houve uma parceria tão brilhante na história da NFL. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário