Na era recente da NFL, temos visto Adrian Peterson dominar a posição de running back ao longo dos anos, sempre com seus rivais diretos logo em seguida; um deles é Marshawn Lynch. Sem dúvidas, relevando os fatores extracampo, Peterson é o melhor RB da Liga nos últimos anos; Lynch foi no ano passado. Entretanto, analisando apenas para 2015, sem contar quem está em melhor fase ou quem é melhor para o futuro, vejo M. Lynch como uma aposta mais segura.
Clique em MAIS INFORMAÇÕES (abaixo) para ver as razões.
Por Caio Miari
CONSISTÊNCIA
As temporadas normalmente começam com altas expectativas sobre Adrian Peterson. Apesar do sucesso recente, o jogador dos Vikings vem de alguns altos e baixos. Após correr para mais de 2.000 jardas há três anos, vencendo o MVP, foi bem em 2013, mas acabou perdendo todos os jogos de 2014 devido à suspensão.
Todos sabem que o camisa #28 tem potencial para ter uma nova temporada absurda, beirando as duas mil jardas. Contudo, algumas vezes é melhor apostar naquele que tenha maior regularidade; e Marshawn Lynch é o cara certo para isso.
ÚLTIMOS QUATRO ANOS (POR TEMPORADA) | ||||
RUNNING BACK | CORRIDAS | JARDAS | TDS | YDS./COR. |
Adrian Peterson | 214 | 1102 | 8 | 5.1 |
Marshawn Lynch | 295 | 1339 | 12 | 4.5 |
QUEBRANDO TACKLES
É impossível falar de Marshawn Lynch e não lembrar todas suas jogadas "Beast Mode" contra Saints, Eagles, Raiders, Cardinals... Poucos jogadores são tão bons em quebrar tackles como Lynch. E ele não é apenas forte, possui uma combinação entre agilidade, explosão e "violência" incrível.
Desde 2007, passaram a registrar a quantidade de tackles quebrados ao longo das temporadas. O recorde, como esperado, fica com o camisa #24, 88 em 2014. A segunda melhor marca é dele de novo; 75 (2013)! Em terceiro temos DeMarco Murray (2013), seguido pro Adrian Peterson, com 64 (2012).
JARDAS DEPOIS DO CONTATO
Neste quesito, os dois running backs são bastante parecidos; questão de detalhes. Todavia, Peterson talvez seja um pouco mais "arcaico"; em outras palavras, a melhor fase do RB dos Vikings aconteceu há mais tempo. Em contraste, Lynch parece melhorar a cada ano.
O RB do Seahawks lideou a NFL em jardas após o contato no ano passado, com 2,96 jardas. No total, registrou 829 jardas, que é a segunda melhor marca da Liga, apenas atrás de DeMarco Murray - que foi espetacular em 2014. Mesmo assim, sabemos que Lynch é bem mais perigoso após o contato.
Adrian Peterson impressiona neste assunto. Em 2013, teve 2,97 jardas depois do contato. Porém, o que melhor mostra o seu potencial é a média absurda de 3,93 jardas após contato em seu ano de MVP (2012). Impressionante.
PUNIÇÕES
Roger Goodell deixou claro que não aceitará outras situações com a de Peterson no ano passado. O RB foi acusado de agredir seu filho de quatro anos com um galho propositalmente. O comissário da NFL afirmou que novas ocorrências similares a essa poderão resultar no banimento do atleta da NFL. Goodell vem tentando mudar sua política de punição aos jogadores da Liga recentemente, está tentando ser mais rígido e severo; por mais que ainda existam sérios erros, o caminho é por aí.
Esta mudança e o passado recente colocam Adrian Peterson em uma situação de pouca tolerância. Pode ter certeza que qualquer violação das condutas da Liga acarretará, facilmente, em uma punição de um ano (ou mais) para AP.
Obviamente, ninguém espera condutas ilegais de Peterson em 2015. Entretanto, aqueles que apostaram nele na temporada passada (seja no fantasy, apostas ou "internamente") também não aguardavam a acusação de violência infantil. Convenhamos, a personalidade de Marshawn Lynch pode ser considerada (pelo menos) estranha. De todo modo, ele perdeu apenas um jogo desde que chegou ao Seattle Seahawks quatro anos atrás.
CARREGADAS
Adrian Peterson, analisando de outra maneira, tem benefícios por não ter jogado durante a temporada passada, ele não sofreu os 300 tackles usuais de um running back de elite. Fisicamente, AP deve estar muito bem.
Em contrapartida, Peterson já está com 30 anos. E todos sabemos que RBs não se dão muito bem na NFL a partir dos 30. Até hoje, na história da Liga, apenas quatro corredores conseguiram terminar uma temporada com 275/+ carregadas, 1.500 jardas e 4,5 jardas por corrida após os trinta anos; são eles: Walter Payton, nos anos 80, Curtis Martin e Corey Dillon em 2004 e Tiki Barber em 2005 e 2006.
Não tenha dúvidas que AP está no mesmo nível desses running backs citados, talvez até no topo dele. Porém, exigir tais estatísticas de um RB de 30 anos com 2.054 corridas na carreira pode ser exagerado.
Lynch também não é "brand new", longe disso. Tem 29 anos com 2.033 carregadas na carreira, incluindo 1.346 nos últimos quatro anos com os Seahawks. Mas Pete Carroll sabe gerenciar bem as corridas de seus RBs; ano passado, durante a temporada regular, Marshawn Lynch correu "apenas" 280 vezes. Resultado, estava impecável nos playoffs.
O camisa #24 agora será companheiro do tight end Jimmy Graham no ataque, o que pode ser mais uma saída para que Lynch seja ainda mais protegido em termos da quantidade de carregadas. Além disso, ele acabou de assinar um novo contrato com SEA, e isso pode ser um incentivo a mais ao jogador. Provavelmente, veremos Lynch com números (como de costume) em torno 1.300 jardas, 4,5 yds. por corrida e 10/+ touchdowns.
De modo geral, a consistência de Marshawn Lynch faz com que ele seja uma escolha melhor que Adrian Peterson em 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário