LaDainian Tomlinson foi "imortalizado" pelo San Diego Chargers. Nada mais justo que uma pequena homenagem para um dos melhores running backs de todos os tempos!
Em que posição você coloca L. T. na lista dos maiores da história?
Para ler a matéria completa, clique em MAIS INFORMAÇÕES (abaixo)
Na quinta-feira da semana
passada, dia 11 de junho, LaDainian Tomlinson recebeu a notícia que terá seu
número aposentado pelo San Diego Chargers e entrará para o Hall da Fama da
franquia californiana. A cerimônia de reconhecimento oficial acontecerá no intervalo do
Sunday Night Football contra o Kansas City Chiefs, no dia 22 de novembro. Por isto, nada mais justo que uma homenagem à um dos melhores jogadores dos últimos anos e de todos os tempos da NFL.
LaDainian Tramayne Tomlinson, também conhecido como L. T., nasceu no dia 23 de junho de 1979. Nascido no estado do Texas, estudou enquanto criança na escola de Waco, onde já fazia parte, como running back e quarterback, do time de futebol americano. Após isso, foi para a universidade de Texas Christian. No college, Tomlinson brilhou, venceu inúmeros prêmios, foi nomeado várias vezes para os melhores times do ano naquela época e até entrou no Hall da Fama do futebol americano universitário em 2014. Todo seu talento também se refletiu no draft de 2001. Tomlinson foi selecionado na primeira rodada (5ª escolha) pelo San Diego Chargers. Começava ali a carreira profissional deste grande jogador!
Logo em sua primeira temporada, L. T. mostrou que era, realmente, acima da média, mesmo tendo um de seus piores números em San Diego (estatisticamente falando). Correu mais de 300 vezes, passou das 1.200 jardas corridas (média de 3,6 yds. por corrida) e anotou 10 TDs. Todavia, acabou sofrendo com os fumbles em sua temporada de calouro; foram oito no total. A partir da sua segunda temporada, seus números já alcançaram patamares muito elevados.
De 2002 a 2007, seu período áureo na franquia californiana, ele conseguiu, pelo menos, 1.300 jardas corridas e 13 touchdowns anotados em cada uma dessas temporadas. O ano de 2004 acabou sendo o pior deste período, quando ele teve média de 3,9 jardas por corrida e seis fumbles (2ª pior marca da carreira). Mesmo assim, nesse mesmo ano, correu 1,335 jardas e marcou 17 TDs.
Seu auge veio em 2006, quando ele protagonizou uma das melhores temporadas de todos os tempos na NFL. Ao todo, teve média de 5,2 jardas por corrida, totalizou 1.815 jardas, 28 (!) touchdowns e apenas 2 fumbles. Recebendo passes, LaDainian Tomlinson também foi brilhante: 56 recepções, 508 jardas aéreas e mais 3 TDs. Como se não bastasse, o camisa #21 ainda LANÇOU dois touchdowns naquele mesmo ano.
As suas duas últimas temporadas (2008 e 09) com os Chargers foram boas mas muito abaixo, em termos de produção, de seus anos anteriores. No total, em seus nove anos com o San Diego Chargers, em 144 jogos da franquia nesse período, L. T. disputou 141. Incrível. Em 2010, acabou se transferindo para o New York Jets, onde permanece até 2011, mas sem alcançar o sucesso do passado. Totalizou, em dois anos com os Jets, 1.194 jardas e sete touchdowns.
Muitas pessoas acabam condenando este running back por ter números espetaculares durante a temporada regular, mas estatísticas ruins em jogos de playoffs. E esse "julgamento" tem suas razões. Enquanto esteve com San Diego, sete confrontos de mata-mata. Somando todos esses jogos, tem um total de 327 jardas e 4 TDs. Não há como negar, seus números em playoff são bem fracos, isso afetou muito seu legado na Liga. Entretanto, desmerecer as temporadas fantásticas que Tomlinson já estipulou apenas pelo seu baixo rendimento no mês de janeiro é incoerente.
Entendo que ele nunca disputou um Super Bowl, nem teve ótimas estatísticas (como eram esperadas) em jogos de playoffs. Mas seus números, de maneira geral, são fantásticos. Além disso, quem acompanhou L. T. regularmente, sabe que ele ia muito além das estatísticas; era bonito ver suas corridas, prazeroso os seus jogos.
Não existem dúvidas se LaDainian Tomlinson é um dos MELHORES running backs da história. As "discussões" giram em torno de onde ele fica ranqueado na lista dos melhores de todos os tempos. Em qual posição você coloca o camisa #21 nesse ranking? Para mim, facilmente, ele está no TOP 10 da NFL. Em contrapartida, na listagem dos MAIORES RBs de todos os tempos, reconheço que L. T. possa perder algumas posições. Como já falado, seu legado acabou abalado por alguns motivos. Às vezes é difícil diferenciar essa relação grandeza e habilidade/talento.
Em um post escrito há alguns meses, falei sobre essa relação de maior e melhor na comparação de quarterbacks. Acho que pode ajudar no entendimento desta situação: "O maior e o melhor quarterback de todos os tempos" .
L. T. foi o MVP da temporada regular e jogador ofensivo do ano, ambos em 2006 e já liderou a Liga em jardas por dois anos (2006 e 07). Além disso, foi selecionado para cinco Pro Bowls (2002, 2004, 2005, 2006 e 2007) e também para o All Pro Team, de 2004 até 2007. Na carreira, totaliza 13.684 jardas terrestres (5ª melhor marca da história) e 145 touchdowns (2ª melhor marca). O recorde TDs anotados em uma única temporada também é dele, 31; desses, 28 foram corridos, que acarreta outro recorde histórico.
Entre os grandes e melhores ou não, a história de Tomlinson (#21) já está escrita, tanto nos Chargers quanto na National Football League. Ele será o quarto jogador dos Chargers a ter seu número aposentado pela franquia. Os outros são: Dan Fouts (#14), Lance
Alworth (#19) e Junior Seau (#55). Bela companhia.
Como falado, LaDainiam Tomlinson
não é o melhor (nem o maior) RB da história, mas está próximo do topo desta lista. É um dos
jogadores mais marcantes da NFL, e ficará marcado na trajetória do esporte para
sempre. Ser "imortalizado" pelos Chargers é um bom treino para quando o Pro Football
Hall of Fame chamá-lo. E não vai demorar muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário