sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CERTO OU ERRADO: KICKER EM PRIMEIRA RODADA DE DRAFT?


   Na série especial das seleções de cada rodada do draft, que começou na semana passa e terminou na última terça-feira (11), quando foi hora de selecionar o time das primeiras rodadas, quase foi impossível encontrar um kicker ou punter que vieram cedo em drafts. A partir disso, em decorrência de pesquisas e observações, li alguns posts afirmando ser um bust quando determinada franquia escolhe Ks ou Ps na primeira rodada. E esta dúvida pairou no blog ao longo da semana.

Afinal de contas, é ou não é correto dar tanto valor aos chutadores do time assim?


Para ver a matéria completa, clique em MAIS INFORMAÇÕES - abaixo





   A primeira rodada de um draft é, de longe, a mais aguardada do evento. Na teoria, os 32 melhores prospectos do país estão prontos para entrar na liga profissional e escreverem seu nome na história do futebol americano. Nestas ocasiões, como muitos sabem, é possível observar os atletas jovens mais atléticos, fortes, técnicos e habilidosos. Acontece que entrar na NFL na 1ª rodada não significa nada; vários jogadores recrutados em baixos rounds estão no Hall da Fama e inúmeros esportistas de primeiro round acabaram não durando nem dois anos na National Football League, por exemplo. É totalmente um jogo de apostas. De todo modo, é mais seguro apostar naqueles que foram melhor no college football, passaram mais confiança e são das posições mais importantes para a franquia. Em contrapartida, algumas equipes já ousaram em suas primeiras escolhas do ano e acabaram gerando controvérsias em torno dessas decisões.

Antes de mais nada, é necessário falar um pouco sobre o passado de Sebastian Janikowski. Primeiramente, é importante ressaltar que este K tem uma força incrível na perna esquerda. Enquanto ainda estava no High School, atuava pelos times de futebol e futebol americano. Após algum tempo, decidiu somente o football. Nos primeiros treinamentos, impressionou logo de cara, acertando quatro field goals de 50/+ jardas, incluindo um de 60 yds. Depois de vários convites universitários, "Kowski" optou pela Universidade de Florida State. Logo em que chegou no time da Florida, mostrou ser diferente. Além de FGs, o camisa #11 era responsável por kickoffs. Nessas situações, enquanto outros kickers esporadicamente acertavam o "Y" do outro lado do campo, Janikowski fez isso virar rotina.

Janikowski atuando pela Universidade de Florida State

   Vindo de uma temporada em 1999 com campanha 8-8, o Oakland Raiders tinha a 17ª escolha geral do draft 2000. Após analisar a situação, os managers da equipe cravaram: o kicker Sebastian Janikowski era o escolhido. Muitos analistas afirmam que esta foi a pior escolha 17 de todos os tempos na NFL. O estranho é que, como a maioria sabe, Janikoswki é um bom chutador. O problema está aí, ser chutador. Vamos voltar ao ano de 99 e rever brevemente a situação dos Raiders naquela época:


  •  Oakland vinha com desempenho de oito vitórias e oito derrotas em 1999, sendo que todos os reveses foram por sete ou menos pontos e quatro desses por três ou menos tentos;
  • os kickers da equipe eram Michael Husted (titular) e Joe Nedney. Combinados, eles terminaram aquele ano com 65,8% de aproveitamento nos field goals - em 13 erros desta dupla, 11 foram cometidos por Husted. Muito ruim;
  • em FGs de 50/+ jardas, OAK converteu apenas um de cinco tentativas;
  • em chutes de 40/+ jardas, nove acertos em dezoito oportunidades;
  • o corpo de WRs era muito bom, composto por Tim Brown, Andre Rison e James Jett;
  • defensivamente, a linha era muito boa, os linebackers regulares e os safeties muito bons;
  • Rich Gannon era o QB titular. Gannon teve uma carreira boa na NFL, foi MVP da temporada 2002, disputou o Super Bowl daquele ano e ainda esteve em quatro Pro Bowls;
  • os running backs eram: Napoleon Kaufman, Ty Wheatley e Zach Crockett. Um rotação bem sólida, mas sem nenhum atleta espetacular, acima de média.

   Com os cenários mais importantes em mãos, novamente a questão: Janikowski foi um erro na primeira rodada? Um pouco cedo para falarmos.

   Então, se não fosse ele, quem seria? Algum outro bom jogador estava disponível como um dos melhores prospectos da classe? Sim, estava. Depois de SJ#11, ainda vieram naquele first round três atletas que já atuaram no Pro Bowl, são eles: Chad Pennington (QB), Shaun Alexander (RB) e Keith Bulluck (LB). Pennington não teria tanto espaço com os Raiders; Gannon era o quarterback da vez. Bulluck era do corpo de LBs, setor que o Oakland Raiders tinha defeitos. Alexander, por sua vez, seria uma bela opção para o time californiano. Eu sei que na temporada 99, os running backs de OAK, Kaufman e Wheatley, combinaram para mais de 1.600 jardas. No entanto, ao meu ver, ter dois corredores no elenco, um ótimo - como Alexander foi na Liga - e um regular - como Wheatley ou Crockett - é melhor que dois bons/regulares, como era a real situação da franquia.  Enfim, todos acabaram seguindo outros rumos, enquanto os Raiders selecionavam o primeiro kicker  puro em uma primeira rodada desde 1979.

   Além de Janikowski, outros dois chutadores puros - aqueles que atuavam somente nesta posição - já foram uma escolha de primeira rodada. Em 1966, Charlie Gogolak foi o sexto jogador geral, pelo Washington Redskins. Gogolak teve um sucesso OK no futebol americano profissional. Treze anos mais tarde, em 79, Russell Erxleben foi escolha número 11 do draft, por parte do New Orleans Saints. Na liga, Erxleben durou seis anos, convertendo apenas quatro field goals. Ele até tentou algumas jogadas como punter, mas acabou não prosperando em nenhuma alternativa. Recapitulando, das passagens citadas, uma foi OK e outra muito ruim; isso para dois jogadores de primeira rodada.

   
  Para piorar as coisas na época, Sebastian Janikowski teve uma temporada de calouro muito abaixo do esperado. Ele terminou com 22/32 (68,8%) em FGs, sendo 1/4 em chutes de 50/+ yds. e 8/14 em tentativas entre 40 e 49 jardas. Apenas isso para um então kicker do mais alto nível? Verdade seja dita, nos anos seguintes, "Kowski" evoluiu acertando acima dos 80% de aproveitamento em 2001 e 2002, ano em que OAK disputou o Super Bowl.  Como curiosidade, Joe Nedney, K reserva dos Raiders em boa parte de 1999, com a chegada de um prospecto badalado no elenco, acabou se transferindo em 2000, para Broncos e Panthers. Por lá, teve 89,5% de porcentagem de acerto em chutes de campo. 

J. Nedney teve uma boa passagem pelos 49ers também

   Se eu tivesse um time da NFL, não draftaria um kicker em primeira rodada, nunca. Um chutador só justifica este status se for o melhor de todos os tempos; coisa que Janikowski (e nenhum outro K citado) é. O mais comum de bons kickers é virem de rounds atrasados. Quem são os melhores chutadores dos últimos anos da NFL? Adam Vinatieri, Justin Tucker, Stephen Gostkowski... Entre esses poucos citados, os dois primeiros não foram draftados e o último veio em uma pick de quarta rodada. 

   Por fim, gostaria de tocar em um ponto chave: o grau de importância, influência de um chutador em um time. Analisando apenas os últimos 17 drafts para os quarterbacks, temos que 47 jogadores desta posição foram escolhidos em primeiras rodadas e 18 desses (37%) venceram pelo menos um jogo de playoff. Entre eles também, 17 já tiveram uma campanha de temporada regular vitoriosa na NFL e totalizam oito troféus do Super Bowl no currículo. Em comparação com kickers vindo de primeiras e segundas rodadas ao longo de toda a história da Liga, temos nove atletas de destaque. Entre esses, apenas dois (Chip Lohmiller e Chris Bahr (2)) venceram Super Bowls.

   É óbvio que estatísticas são relativas e podem não mostrar muito as vezes, principalmente por estarmos tratando de um time inteiro. No entanto, não podemos negar que elas, neste caso específico, apenas funcionam como esclarecedora de um fato que todos já conhecem. Os jogadores que vêm em primeiras rodadas devem ser "os caras" da franquia, aqueles jogadores que trarão esperança de conquistas para sua cidade e tudo mais. Convenhamos, por melhor que qualquer kicker seja, não há comparação na influência deste jogador para todo o elenco em comparação a quando se traz um excelente prospecto quarterback, wide receiver ou running back. 

   Deixando claro, sou fã de Janikowski e reconheço o quanto os chutadores são importantes na NFL - principalmente em jogos mais decisivos; no entanto, ir atrás de kickers em primeiras rodadas significa dar um passo na direção contrária ao do sucesso. Em outras palavras, significa ficar mais próximo de escolhas ainda mais altas no draft do ano seguinte!



por Caio Miari

Nenhum comentário:

Postar um comentário